11 Benefícios do Anis Estrelado – Para Que Serve, Como Fazer o Chá e Dicas

O anis estrelado precisa ser colhido antes de amadurecer e secado ao sol para endurecer. Só depois disso ele pode ser moído para se tornar um tempero extremamente apreciado ou utilizado para preparar um chá.

Muitas pessoas usam-no para acrescentar mais sabor aos alimentos, mas o que muitas nem imaginam é que estão ingerindo um poderoso ingrediente, repleto de nutrientes e capaz de beneficiar significativamente a saúde.
O anis estrelado associado com uma dieta nutritiva e um estilo de vida ativo pode elevar o patamar da sua saúde e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças.
Surpreendente, né? Vamos conhecer os principais benefícios do anis estrelado para a saúde, entender para que ele serve, como consumir e mais algumas dicas.

O que é anis estrelado?

Anis estrelado é o fruto de uma planta nativa das áreas do sul da China e norte do Vietnã. Depois de endurecido, ele é usado inteiro ou moído para ser utilizado como um tempero para vários pratos. O fruto também contém um óleo que é usado para fazer enxaguantes bucais, perfumes, cremes dentais e outros cosméticos.

Ele tem um formato de estrela, que é coerente com o seu nome, um aroma ímpar e um sabor adocicado e marcante. É muito flexível, pois combina com muitos outros ingredientes, e muito nutritivo, o que ajuda a promover a saúde através dos diversos benefícios do anis estrelado.

Para que serve o anis estrelado?

Seu consumo ajuda a abastecer o organismo com nutrientes muito benéficos, capazes de ajudar a gerenciar vários problemas relacionados à saúde.
Por exemplo, o anis contém linalol, que é um álcool natural que no organismo atua como um agente antimicrobiano e anti-inflamatório. Ele também é rico em vitamina C e antioxidantes, o que promove um sistema imunológico saudável, capaz de proteger o corpo contra infecções e doenças.

O anis estrelado é composto de ácido chiquímico, reconhecido pelas suas propriedades antibacterianas potentes, por isso ele é comumente usado como um ingrediente de medicamentos contra a gripe. Outro composto, mas não menos importante, é o anetol, que serve para ajudar a combater o diabetes, câncer e inflamações, ao mesmo tempo em que preserva a saúde do cérebro.
Além disso, estão presentes quercetina, timol, terpineol, ácido cafeico, kaempferol e ácido hidroxicinâmico. Minerais como o ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de gorduras e fibras dietéticas.
Diante de tudo isso, é seguro afirmar que anis estrelado não acrescenta apenas mais sabor para os alimentos, e sim mais benefícios para a sua saúde.

Benefícios do anis estrelado para a saúde

Os benefícios do anis estrelado mais relevantes estão relacionados à sua capacidade de prevenir infecções fúngicas, tratar problemas respiratórios, suportar o sistema imunológico, diminuir o risco de câncer, melhorar a digestão e a circulação, além de ajudar o sono e a pele. Confira todos eles em detalhes:

1. Promove um coração mais saudável

As doenças cardíacas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e o anis estrelado pode ajudar a estabilizar o peso, manter a pressão arterial controlada e níveis de colesterol mais equilibrados, além de diminuir a inflamação. Esse foi o resultado de um estudo animal, publicado em 2015 pelo BMC Complementary e Alternative Medicine.
Ele associa esses benefícios do anis estrelado à ação dos potentes antioxidantes presentes no alimento, que são capazes de reduzir o estresse oxidativo, evitando o acúmulo de radicais livres nocivos, o que ajuda a melhorar a saúde do coração.
Ainda que a pesquisa seja limitada, os resultados apresentados já são promissores e animadores.

2. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Estudos evidenciaram que o anetol pode ajudar a manter os níveis equilibrados de açúcar no sangue, regulando algumas das principais enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos. Isso é fundamental para aqueles que sofrem com níveis elevados de açúcar no sangue, pois essa condição pode provocar uma série de sintomas e trazer muitas complicações, se não for gerenciada.
É claro que apenas uma pitada desse tempero não fará milagres, mas conciliar o seu uso com uma dieta adequada pode ser vantajoso.

3. Pode ajudar o organismo a se defender de bactérias

Infecções no ouvido, trato urinário, estômago e tantas outras costumam ser causadas por bactérias patogênicas, algumas inclusive resistentes a antibióticos. O anis estrelado tem propriedades antibacterianas poderosas e pode ajudar o organismo a se defender de bactérias prejudiciais.
Seus efeitos antibacterianos são amplamente estudados e já conhecidos, pois ele tem sido usado para tratar infecções com essa origem há séculos.

4.Pode diminuir a incidência de células cancerígenas

O nosso corpo é formado por milhares de células que são atacadas a todos os momentos pelos radicais livres. O fato do anis estrelado ser rico em antioxidantes pode ajudar a diminuir essa condição, melhorando as defesas do sistema imunológico, que quando está mais forte e saudável, é capaz de reduzir a mutação de células, minimizando as chances delas se transformarem em cancerígenas, além de impedir a evolução de doenças crônicas.
Alguns estudos realizados com animais mostraram que os níveis de enzimas específicas que desempenham um papel na prevenção do câncer aumentaram, reduzindo a carga tumoral e o estresse oxidativo. Embora seja animador, outros estudos precisam ser feitos para definir quais serão os resultados no corpo humano e comprovar esses benefícios do anis estrelado.

5. Previne infecções fúngicas

Não é somente contra as bactérias que há benefícios do anis estrelado. O alimento evidencia poderosas propriedades antifúngicas e por esse motivo é usado com frequência para o tratamento de micose, comichão, candidíase e até para o “pé de atleta”, além de outras cepas.
As infecções fúngicas costumam ser mais difíceis de tratar, e de acordo com um estudo realizado em tubo de ensaio e publicado no jornal coreano de micologia médica, o anis estrelado pode ajudar. Os resultados mostraram que o extrato e óleo essencial foram eficientes contra Candida Albicans.

6. Combate à gripe

Os benefícios do anis estrelado no combate à gripe foram constatados através de pesquisas, uma delas publicada pelo Journal of Medical Virology, que descobriu que o ácido chiquímico, combinado com um pigmento vegetal natural chamado quercetina, aumentou relevantemente a produção de células imunológicas em comparação com o tratamento com um especifico medicamento.
Para se ter uma ideia, o ácido chiquímico costuma ser usado pela indústria farmacêutica para preparar medicamentos com essa finalidade. Então, tomar um chá de anis estrelado pode ajudar a tratar problemas como gripe, cujos sintomas mais frequentes são a tosse ou dor de garganta. Ele pode combater a inflamação, além de cuidar da infecção subjacente.

7. Melhora a circulação sanguínea

O ferro pode potencializar a produção de glóbulos vermelhos, maximizando os níveis de energia, o que melhora a circulação e oxigenação nos membros superiores e inferiores. Uma colher de anis estrelado contém aproximadamente 13% da quantidade diária recomendada de ferro, sendo assim, pode ajudar a melhorar a circulação. Dificilmente você vai consumir uma colher inteira dele, então combinar com outros alimentos que também contenham ferro pode ajudar a completar a quantidade que você precisa ingerir.

8. Ajuda o sono

Manter-se acordado depois de uma noite em claro pode ser um desafio, e nessa situação as pessoas buscam formas de tirar o sono para que possam permanecer espertas e produtivas para realizar seus compromissos.
Insônia e outros distúrbios podem comprometer significativamente a qualidade e a quantidade de sono e há benefícios do anis estrelado nesse sentido. Ele contém algumas propriedades sedativas, provenientes de seus antioxidantes e do teor de magnésio presente, e elas são capazes de estimular neurotransmissores que induzem o relaxamento e o sono.

9. Previne o envelhecimento precoce da pele

Os radicais livres afetam demais a nossa saúde, em especial a da pele. Atualmente, estamos expostos a tantas toxinas que estamos envelhecendo precocemente e isso impacta a nossa aparência. Como o anis estrelado contém um alto nível de vários antioxidantes, ele consegue ajudar a combater o estresse oxidativo e isso contribui com a elasticidade e umidade da pele, previne rugas, além de tratar a aparência até das cicatrizes mais antigas e manchas, resultando em uma pele com um aspecto mais jovem.

10. Melhora a digestão

Muitas pessoas consomem o anis estrelado após as refeições com a proposta de promover uma boa digestão. Ele também pode ser eficiente para ajudar a diversificar a flora intestinal saudável que permite que o corpo absorva mais nutrientes e adoeça com menos frequência. Também ajuda com o inchaço e gases. Existem evidências pontuais que indicam esses benefícios do anis estrelado, e geralmente para esses casos são ingeridos os frutos após as refeições.

11. Interage com os hormônios

O anis estrelado pode ter um efeito afrodisíaco em homens, pois pode fornecer mais energia e aumentar o desejo sexual. Já para as mulheres, a sua contribuição está relacionada ao controle das alterações de humor, frequentes na TPM e o equilíbrio do fluxo menstrual.
A sua influência sobre os níveis hormonais ainda é estudada, mas demonstra um efeito considerável em homens e mulheres.

por Patriciatarologasp

Deixe uma resposta