Deusa Atena

A Deusa Atena (também chamada Minerva ou Palas), filha de Júpiter, era a deusa da sabedoria, da guerra, das ciências e das artes. Júpiter, depois de haver devorado Metis ou a Prudência, sentindo uma grande dor de cabeça, recorreu a Vulcano que, de um golpe de machado, lhe fendeu o crânio.

Do seu cérebro saiu Atena inteiramente armada e já em idade que lhe permitiu socorrer a seu pai na guerra dos Gigantes em que se distinguiu pela sua coragem. Um dos traços mais famosos da história de Atena é a desavença com Netuno por dar seu nome à cidade de Atenas.

Os doze grandes deuses, escolhidos para árbitros, decidiram que aquele dos dois que produzisse a coisa mais útil à cidade lhe daria o nome. Netuno, de uma pancada do tridente, fez sair da terra um cavalo; Atena uma oliveira, – o que lhe valeu a vitória.

A casta desta Deusa permaneceu virgem; entretanto não receou disputar o prêmio de beleza com Juno e Vênus. A fim de o arrebatar às suas rivais, ela ofereceu a Páris o saber e a virtude. As suas ofertas foram vás, e ficou muito despeitada.

Atena: A Filha do Senhor do Olimpo

Esta deusa era a filha privilegiada do senhor do Olimpo, que lhe concedeu muitas das suas supremas prerrogativas. Ela tinha o espírito da profecia, prolongava a seu talante os dias dos mortais, obtinha a felicidade depois da morte; tudo o que ela autorizava com um sinal de cabeça era irrevogável; a sua promessa era infalível.

Ora conduz Ulisses em suas viagens, ora se digna de ensinar às filhas de Pândaro a arte de sobressair nos trabalhos próprios de mulheres, a representar flores e combates em obras de tapeçaria.

por Patriciatarologasp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s