Zoroatrismo

Conceito

O zoroastrismo, embora a menor das principais religiões do mundo no número de seus adeptos, é historicamente uma das mais importantes. Suas raízes estão na espiritualidade proto-indo-européia que também produziu as religiões da Índia. Foi a primeira das religiões do mundo a ser fundada por um reformador profético inspirado.

Foi influente no budismo Mahayana e especialmente nas religiões abraâmicas do judaísmo, cristianismo e islamismo. Para os três últimos, o zoroastrismo legou conceitos como uma luta cósmica entre o certo e o errado, o primado da escolha ética na vida humana, o monoteísmo, uma hierarquia celestial de seres espirituais (anjos, arcanjos) que mediam entre Deus e a humanidade, um julgamento para cada indivíduo após a morte, a vinda de um Messias no final desta criação, e um apocalipse que culminou no triunfo final do ciclo história

Zoroaster

zoroaster era o profeta persa em cujos ensinamentos se baseia a antiga religião do zoroastrismo. O nome pelo qual ele é comumente conhecido no Ocidente é da forma grega de seu nome original, Zarathushtra, que significa “Luz Sombra”.

Os estudiosos diferem consideravelmente sobre a data do nascimento de Zoroaster. As fontes gregas colocam Zoroaster aos 6000 anos antes da morte de Platão, ou seja, cerca de 6350 a.C Os restos arqueológicos em Turfan, na China, afirmam que Zoroaster nasceu a 2715 anos após a Grande Tempestade” colocando seu nascimento em 1767 a.C As últimas datas para sua vida vêm de escritos persas que o colocam 258 anos antes de Alexander, ou seja, cerca de 600 anos a.C Muitos outros estudiosos colocam o nascimento de Zoroaster entre 1500 e 1200 a.C

De acordo com os registros, o zoroastrismo e o hinduísmo são as duas religiões mais antigas da nossa humanidade moderna. Os iranianos, em sua primeira migração para o Irã, foram liderados pelo grande professor Zoroastro, que pertenceu à mesma Irmandade poderosa que Manu da tradição de Índ e foi um alto Iniciado da mesma Grande Loja, ministrado pelos mesmos Professores primordiais, chamado Os Filhos do Fogo. A partir desta grande professora, derrubou uma linha de profetas, que supervisionou o desenvolvimento inicial dos povos iranianos e todos com o nome de Zoroastro. O Zoroaster, que os gregos se referem, pode ter sido o sétimo Zoroastro nesta linha de profetas.

por Patriciatarologasp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s