A importância dos mantras

Pitágoras filósofo 492 AC, provavelmente teria sido o primeiro a descrever sobre a música das esferas. Ele usava o termo “cosmos” para designar o universo organizado e harmonioso. Vários pensadores jônicos também estavam convencidos da existência desta harmonia no universo e que esta poderia ser percebida pela capacidade de observação e experimentação. Dizia Pitágoras  que todos os planetas, inclusive o Sol e a Lua, giram em torno da Terra com a velocidade constante. Seguindo suas órbitas e estas obedecem às mesmas relações presente numa escala musical. Cada planeta produz um som correspondente; Si para o planeta Saturno, Dó para Júpiter, Ré para Marte, Mi para o Sol, Fá para Mercúrio, Sol para Vênus, Lá para Lua. Esta cosmologia musical associada aos sete planetas descritos na astrologia antiga também foi encontrada nas antigas culturas orientais, como na Índia e na China.  Os sábios da Índia foram os primeiros a associarem a energia planetária e suas notas musicais aos nossos centros psíquicos mais conhecidos os 7 Chakras principais.

Nós astrólogos e terapeutas holísticos, temos consciência que os mantras e os sons vocálicos não agem somente no nosso corpo físico. Sua influência física vibracional produzem efeitos de cura e equilíbrio que envolve todo o nosso ser psíquico; nossa aura e seus corpos sutis de energias.

O papel destes centros psíquicos aponta que dependemos muito além do oxigênio que compõe o ar para vivermos como pensa a ciência convencional e sim para que haja a vida necessitamos da energia vital, ou força vital presente no universo, no ar e nos alimentos que ingerimos.  Já o papel de cada um destes centros envolve fornecer energia para o bom funcionamento das glândulas pineal, pituitária ou hipófise, tireoide, timo, pericárdio, suprarreinais, e o plexo solar e estas para bom funcionamento do nosso corpo físico e consequentemente favorecer a nossa saúde.

Quando trabalhamos com a vibração presente no som das sete notas musicais ou da entoação dos mantras ou dos sons vocálicos permitimos o equilíbrio de nossos centros psíquicos. Há vários sons vocálicos, mantras e notas par ativar os chakras, abaixo preparei os mais usados por mim.

O mantra OM e o som vocálico AUM, estimulam a nossa glândula pineal, o Chakra Coronário. Nossa consciência do existir com personalidade-alma em evolução. Cor lilás, branco.

Os sons vocálicos Rá e O Má, estimulam a nossa glândula pituitária. Chakra Frontal ou Pituitário. Nossa consciência do perceber o nosso plano espiritual e outros seres de luz. Cor azul escuro.

Os som vocálico Ham, estimula a glândula tireoide. Chakra Laríngeo. Nossa consciência do expressar, do criar. Cor azul claro.

O som vocálico Yam, estimula a glândula timo. Chakra Cardíaco. Consciência dos nossos sentimentos. A importância do amor e do perdão na cura. Cores verde e rosa.

O som vocálico Ram, estimula o nosso Plexo Solar, Chakra Plexo Umbilical. Consciência de sintonização com outro. Sentir o nosso meio e suas vibrações. Cor amarela.

O som vocálico Vam, estimula a glândula renal. Chakra Explênico. Consciência do prazer. Cor laranja.

O som vocálico Lam, estimula  as glândulas reprodutoras, Ovário, Testículos Chakra Básico  consciência da vida no plano material. Cor vermelha.

 

por Patriciatarologasp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s