Celebração 08 de maio

Celebração irlandesa da deusa Macha em sua tríplice manifestação de guerreira, esposa e rainha. Chamada de “Rainha dos Fantasmas”, Macha às vezes era considerada uma metamorfose das deusas guerreiras Morrigan e Badb. Antes da chegada dos celtas, ela era venerada na Irlanda nos templos de Emain Macha, em Ulster. Sua voz enfeitiçava os homens nos campos de batalha, atraindo-os para seu escuro reino da morte. Alguns pesquisadores equiparam Macha à deusa asiática Macha Alla ou Machalath, a senhora da vida e da morte e à deusa hindu Durga. 
Comemoração de Mari, a deusa basca regente da chuva e da seca. Ela também punia todos os culpados de roubo, mentira e violência. Às vezes, aparecia como uma mulher madura, atravessando o céu em uma carruagem puxada por cavalos pretos. Mari morava em um lindo palácio nas nuvens, que ela substituía a cada sete anos. Podia aparecer, também, como uma árvore em chamas, uma nuvem branca, o arco-íris ou uma velha morando em cavernas, que se metamorfoseava em aves de rapina. Na mitologia hindu também existe Mari, deusa que personifica a morte, senhora da chuva, da seca e das doenças contagiosas.
Neste dia, em Cornwall, na Inglaterra, começam as Danças Florais , provavelmente inspiradas nas celebrações romanas de Florália. Segundo as lendas, a criadora destas danças foi a deusa donzela Marian.
Dia da cegonha, na Dinamarca, reminiscência das antigas homenagens feitas para as Deusas Pássaros.
*Texto Extraído do Livro O Anuário da Grande Mãe – Mirella Faur*

por Patriciatarologasp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s