Saraswati

Saraswati é uma deusa indiana que também surge em forma de rio, que sugere a sacralidade, a pureza, a generosidade da água, além do poder de cura dos rios. Suas águas enriquecem a terra para que possamos produzir. 
A história desta deusa conta que foi transformada em um rio de sangue ao negar o pedido de um inimigo de Vasishta, um ancião védico. Alguns sábios assustaram-se com o sangue e a pedido da deusa limparam suas águas até ela tornar-se um rio novamente. Este sangue pode representar o sangue menstrual das mulheres, que representa fertilidade! 
Representante da fala, Saraswati se faz presente em todos os lugares que a fala existe e é associada a poesia e literatura. Ela protege a língua, que é o órgão que permite a nossa comunicação.
Uma de suas capacidades é a de não guardar ressentimentos, o que pode nos trazer grandes lições. Esta é uma dádiva cedida aos seus filhos, que são escritores, criadores e músicos. A deusa do conhecimento nos lembra da importância de enriquecermos nossa mente sempre que pudermos.

por Patriciatarologasp

Deixe uma resposta