​Mabon é o segundo dos três Sabbats da colheita. 

A Deusa está agora fortemente impregnada pela energia do Sol, que a cada dia parte mais rápido para o País de Verão. Conforme o poder diminui, a Deusa lamenta sua partida, mas Ela sabe que o poder do Deus retornará à Terra em Yule. A Deusa e o Deus são honrados através de novas oferendas da segunda colheita. É o momento de agradecer pelas abundantes colheitas e o maravilhoso ano de aprendizado e lições oferecidas. 
Mabon ocorre por volta de 21 de março no hemisfério Sul. Nesse momento, dia e noite são iguais. É um tempo de equilíbrio e balanço, mas as sombras começam a dominar a luz. Isso está associado ao interior do chifre, um dos símbolos desse Sabbat, e a completação da colheita. 
A mensagem do renascimento do Deus pode ser encontrada em cada semente colhida, que é o próprio Deus que se sacrifica para alimentar seu povo. É um tempo propício para caminhar nas florestas, colher plantas e ervas mágicas para serem usadas no Altar. Pão de milho e cidra são bons elementos para fazer parte dos rituais e folhas de outono são ótima decoração para o Altar. 
A Deusa está entrando em seu aspecto de Anciã, mas seu aspecto Virgem está impregnado nas sementes do Deus. 
As plantas, árvores, flores e ervas que estão associadas a Mabon são a aveleira, o milho, o álamo, bolotas, galhos de carvalho, folhas de outono, ramos de trigo, cones de cipreste, cones de pinheiro. 
Mabon é um período excelente para honrar os Ancestrais e os espíritos da Terra. 
Os Deuses associados a Mabon são todos aqueles rerlacionados ao vinho e às colheitas. 
Duas lendas mitológicas que devem são lembradas são as de Mabon e Modron (celtas) e a história de Perséfone (grega) 
Mabon é um antigo Deus celta que simboliza os princípios masculinos da fertilidade. É o nome galês do Deus da mocidade, a Divina Criança, que os druidas acreditavam estar dentro de todos nós. Ele é uma criança do Outromundo, nascida de pais terrestres, que desapareceu em sua terceira noite de vida. 
Mabon ap Modron significa “Filho da Grande Mãe”. No Equinócio de Outono, marca-se o tempo de sua mudança. Nesse momento Mabon desaparece, com apenas três dias de vida. Ele vai morar novamente no mundo mágico de Modron, o seu ventre. Esse é um lugar nutridor e encantado, mas ao mesmo tempo cheio de desafios. É um lugar de poder e renovação para que Mabon possa nascer através de sua mãe como campeão, o filho da Luz. 
Esse Sabbat simboliza a luz de Mabon entrando na Terra (ventre da Deusa), recarregando-se para tornar-se uma nova semente. Seu desaparecenimento é um mistério, mas Mabon é eventualmente resgatado no Solstício de Inverno, graças ao conhecimento de alguns animais: o pássaro negro, o veado, a coruja, o bisão e o salmão. 
Essa é a essência do Sabbat Mabon: o rejuvenescimento para uma colheita farta, agradecendo aos Deuses pelas dádivas concedidas durante o ano e o conhecimento da necessidade do balanceamento entre a luz e as sombras. 
Esse Sabbat é simbolizado pela espiral dupla, uma que vai e outra que retorna, para nos lembrar que começamos a jornada pelo ponto mais escuro do ano e que a morte sempre é seguida pelo renascimento, da mesma maneira que o Inverno sempre é seguido pelo Verão. A Deusa está grávida do Deus que nascerá em Yule, a noite mais longa. Ela se prepara para dizer adeus ao Deus velho, mas sabe que a semente do Deus novo já está dentro dela, em seu ventre. 
Os temas desse Sabbat são equilíbrio e ação de graças. É tempo de dar graças pelos frutos colhidos, e a Deusa é a Senhora da Abundância cuja colheita nos sustentará pelos meses escuros do Inverno, assim como refletir sobre nós mesmos, sobre o equilíbrio da escuridão e da luz e se esforçar para manter o equilíbrio interno. 
Também é hora de meditar sobre os projetos, a escolha das “sementes” (nossos sonhos) que serão plantadas no próximo ano, além de agradecer pelas realizações do ano que passou. Agora, entretanto, temos que deixar que coisas não mais significativas possam ir embora de nossa vida, pois isso é o que nos oculta e impede de alcançarmos aquilo que queremos, e observar que cada coisa tem seu tempo e sua estação e o Inverno se aproxima. 
Esse Sabbat é tido como tempo de equilíbrio, gratidão e agradecimento, porque também é a segunda e maior colheita do ano. 
Mabon marca o começo do Outono e a morte do Deus que está por vir. A partir de Mabon, o Deus Sol começa a diminuir diariamente. Ele está envelhecendo e morrendo lentamente, como as plantas colhidas da Terra. Ele doou todo seu poder aos seres humanos através das colheitas. 

por Patriciatarologasp

Deixe uma resposta