​Conhecimento e Sabedoria

Há diferença?? Há, e há uma enorme distância entre eles. O que aqui falarei pode atingir diretamente muitos que lerem, tanto positivamente quanto negativamente. Escolha bem qual caminho seguir, pois esta escolha definirá boa parte de seu futuro e se escolher errado, pode ser que depois seja tarde demais para se voltar atrás.
Conhecimento é fundamental na vida humana, isso é indiscutível, mas que tipo de conhecimento? O que é o conhecimento? O conhecimento é simplesmente conhecer… Não há outra explicação além dessa. Não importa o que seja, eu conhecendo já tenho o conhecimento. E é tão simples assim? É… A forma que se utiliza esse conhecimento é o que define se você possui ou não a sabedoria.
Sabedoria é a aplicação do conhecimento em ações que te gerarão bons resultados e te trarão a paz. O sábio não sabe tudo, mas ele sabe muito bem aquilo que faz. O sábio sabe bem que o conhecimento é a mesma coisa que nada sem a aplicação. Ele também sabe que palavras podem ser jogadas ao vento, mas atitudes são o que mostram aquilo que você sabe e aquilo que você é. O sábio também sabe que ele não sabe de nada. “Só sei que nada sei” – Sócrates
Não adianta eu saber se há vida após a morte, quantas estrelas há no céu, se Deus existe ou não, e não fazer nada com essas informações. Por que eu sei disso? Que utilidade esse conhecimento tem na minha vida? Quem não acha resposta para essas perguntas é um ignorante – isso mesmo, ignorante. É como você saber que verduras fazem bem ao seu corpo e você não as come (tipo eu. Nisso sou BEM ignorante). Claro que você pode obter os nutrientes que há nas verduras em outros alimentos, mas isso não vem ao caso.
O que eu estou tentando dizer é: Não adianta você saber o que é a vida, o que é a física quântica ou saber de cor as 1000 e coisas e leis jurídicas brasileiras se você não utiliza esse conhecimento para algo; é exatamente como se você não conhecesse nada. No meu caso, por que eu procuro conhecer mais do que eu preciso e querer entender um pouco de cada coisa?? Por que eu sigo aquela frase que diz “A natureza humana consiste em aprender e repassar”, é assim que evoluímos. Então essa é a resposta do porquê sempre busco o conhecimento; para repassar à vocês, contribuir com a evolução mental de ao menos algumas dúzias de pessoas. Isso além de aproveitar pra mim aquilo que me é útil, claro :3 Isso me faz sábio? Não sei, o que vocês me dizem? 
E então, depois de tudo isso, qual você escolhe: Conhecimento ou Sabedoria??

por Patriciatarologasp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s