Celebração do dia 17.02.2016

11898655_857445581011013_7161573870275376786_n

Fornacália, o festival romano do “Pão e da Fornalha” e da vegetação. A Fornália festejava a primavera e o renascer da natureza. No início, era uma comemoração de caráter religioso, mas depois esta antiga festa profana degenerou em orgia. Provavelmente, foi este tipo de celebração que deu origem aos festejos do Carnaval.
Na antiga Babilônia, anualmente, havia a Festa do Caos quando, durante doze dias, era revertida toda a ordem social e abolidas as normas morais. Outras festas precursoras do Carnaval foram as procissões gregas celebrando o deus do vinho Dionísio e os festejos romanos de Saturnália.
Com o passar do tempo, as antigas encenações dos mitos, com carruagens levando estátuas das divindades, foram substituídas, aos poucos, por carros alegóricos com cenas profanas, danças frenéticas, uso de máscaras grotescas, transgressão de regras e orgias sexuais. A origem da palavra “carnaval” é confusa. Acredita-se que vem de “carne-vale” – ou “adeus carne” -, anunciando o início do jejum da purificação.
Neste dia, de acordo com a mitologia hindu, nasceu Kali, a deusa da morte e da destruição e o mundo entrou no período chamado Kali Yuga (“A Era do Mal”). Antigamente, eram feitos sacrifícios humanos para apaziguar a sede de Kali, substituídos depois pelo sangue dos animais.

*informações extraídas do livro “ O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.

por Patriciatarologasp

Deixe uma resposta