Banhos de água salgada – conhece os seus magníficos efeitos?

agua1_168472711253c3fc8ca2a17

Tomar banhos de água do mar revitaliza e recarrega a nossa energia.
De facto, a água do mar e o nosso sangue têm uma composição em sais minerais muito semelhante.

O banho em água marinha facilita a absorção de minerais através da pele permitindo um reequilíbrio em minerais fundamentais para o nosso organismo, como é o caso do magnésio.

Mas a absorção de sais minerais da água do mar torna-se mais relevante em relação aos minerais raros, nem sempre recebidos na quantidade necessária através da alimentação e que estando presentes no nosso organismo em doses muito diminutas podem ter uma importância crucial para manter equilibradas determinadas funções orgânicas complexas.

São exemplos o lítio, o boro, o molibdénio, o iodo, entre outros.

Como absorver melhor os minerais de água marinha?

Para permitir uma absorção de sais minerais da água do mar a pele deve estar imersa pelo menos durante vinte minutos.

A temperatura da água do mar é um fator que influencia a absorção de minerais marinhos. Quanto mais perto da temperatura corporal estiver a temperatura da água do mar maior é a facilidade de absorção de minerais.

A concentração em minerais da água do mar é outro fator a ter em consideração. Quanto mais concentrada em minerais for a água do mar maior é a sua capacidade de remineralizar o nosso organismo.
Nas zonas costeiras onde a água do mar fica confinada e sujeita a maior evaporação pelas elevadas temperaturas do ar a concentração em minerais pode aumentar muito, tornando essas águas especialmente benéficas, como é o caso das águas do Mar Morto.

Quais os benefícios dos banhos em água do mar?

Os banhos em água do mar, sobretudo se a pessoa se puder movimentar ou nadar, melhoram as funções do sistema musculo-esquelético, diminuem os sintomas de rigidez e dor das artroses, facilitam a drenagem linfática e a desintoxicação orgânica, estimulam o sistema venoso e melhoram os sintomas associados às varizes, melhoram algumas dermatites e psoríase, revitalizam, relaxam e facilitam a recuperação do sono reparador.

Banhos de água marinha – pode fazer em sua casa!

Se não tem oportunidade de fazer férias na praia, ou se quer prolongar ao longo do ano os benefícios dos banhos em água marinha, faça banhos de imersão com água onde dissolveu sal marinho.

Compre sal grosso marinho biológico ou orgânico. (O sal de cozinha vulgar não tem as mesmas características!)

Prepare o seu banho de imersão com água morna. Para fazer uma solução isotónica de sal marinho, quer dizer, com uma concentração de sal semelhante á do nosso organismo, dissolva 9 gr de sal por cada litro de água.

Mergulhe na água de forma gradual, deixando de fora os ombros, pescoço e cabeça. Permaneça no banho durante vinte minutos fazendo movimentos suaves com as pernas, coluna vertebral e braços, para facilitar a circulação sanguínea e linfática.

Quando sair do banho de imersão faça um duche de água fria.

Quem não deve fazer banhos de imersão com sal marinho?

Quem tenha doenças cardiovasculares, hepáticas, reais, doenças auto-imunes ou esteja especialmente debilitado.

por Patriciatarologasp

Deixe uma resposta